Notícias

Seminário de Outono: Arte da Cantaria

O seminário de Outono, dedicado à arte da cantaria – estudo e uso da pedra – procura ser um espaço de reflexão científica, com intervenientes de diferentes áreas, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos em torno de temas histórico-artístico, metodológicos, assim como o a conservação e restauro. Ao mesmo tempo, o respetivo encontro procura contribuir para reforçar o valor artístico e cultural da arte da cantaria.

Este evento é uma organização da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do RETHINK e do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. São ainda parceiros nesta iniciativa a Red Temática de Investigación Cooperativa sobre Arte Tardogótico (Ss. XV-XVI), Universidade de Salamanca e a Câmara Municipal de Castelo Branco, Museu do Canteiro e Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património.

Convergências nº30

A Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes é uma publicação de Acesso Livre, com E-ISSN e avaliação paritária cega, que publica artigos nas áreas do design, da música e artes visuais.

A Revista Convergências publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais. Através de Artigos Originais, Caso de Estudo ou Artigo de revisão da literatura, escritos por profissionais, investigadores e académicos, promove o conhecimento relativo às atividades do design, da música e de outras artes visuais, em todos os seus domínios de aplicação, bem como da sua história, do seu ensino e aprendizagem.

Vol. 15 Nº30 (2022)

 

SCA 2022

A sétima edição da Conferência Internacional sobre Smart City Applications – SCA2022, que se realizou de 19 a 21 de outubro na Escola Superior de Tecnologia, em modo híbrido (presencial e online), foi organizada pelo IPCB em parceria com a Associação Mediterrânica de Ciências e Desenvolvimento Sustentável (Medi-ADD).

O evento visa reunir investigadores, cientistas e engenheiros que apresentem resultados experimentais ou teóricos sobre projetos inovadores e casos de uso, evidenciando as tendências atuais na área das cidades inteligentes.

Mais info em: medi-ast.org/SCA22/

ICOPEV 2022

A 29 e 30 de setembro, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) organizou na sua Escola Superior de Tecnologia o ICOPEV 2022 – International Conference on Production Economics and Project Evaluation, evento cujo objetivo é o de juntar académicos e profissionais de diversos campos de interesse nas áreas da economia da produção, engenharia e gestão da inovação, empreendedorismo, tomada de decisão ou inteligência empresarial.

Mais info em: icopev22.ipcb.pt

Plano Estratégico Proença-a-Nova

O trabalho de caracterização socioeconómica e territorial do Município de Proença-a-Nova permitiu levantar questões importantes relativamente aos desafios que se colocam à intervenção, pública e privada. Foram abordados os desafios a equacionar no processo de decisão sobre as opções a seguir e, através destes resultados, uma deliberação de soluções que identificassem os eixos estratégicos de intervenção e projetos considerados prioritários no suporte ao próximo ciclo de desenvolvimento do concelho.

O PEDPN encontra-se ancorado não só nos contributos dos agentes territoriais e da vontade política da Autarquia, como também na realidade territorial e socio-económica.

i9TEC Summit '22

O i9TEC SUMMIT – Fórum Regional de Competitividade e Sustentabilidade, realizado no dia 29 de Junho teve organização do Politécnico de Castelo Branco e incluiu a apresentação de projetos de I&D+I para o setor agroindustrial e tecnológico, mesas redondas sobre a inovação industrial e a valorização e transferência de conhecimento e ainda comunicações sobre os desafios e oportunidades do plano de recuperação e resiliência, competitividade regional e valorização dos recursos hídricos.

Mais info em: ipcb.pt/i9TEC

Convergências nº29

A Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes é uma publicação de Acesso Livre, com E-ISSN e avaliação paritária cega, que publica artigos nas áreas do design, da música e artes visuais.

A Revista Convergências publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais. Através de Artigos Originais, Caso de Estudo ou Artigo de revisão da literatura, escritos por profissionais, investigadores e académicos, promove o conhecimento relativo às atividades do design, da música e de outras artes visuais, em todos os seus domínios de aplicação, bem como da sua história, do seu ensino e aprendizagem.

Vol.15 Nº29 (2022)

EIMAD — 2ND Call for Papers

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas promove, nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, o 8º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design. O evento, que irá proporcionando um espaço de partilha e divulgação de resultados de investigação de investigação áreas do design, da música e das artes.

2ª CHAMADA DE TRABALHOS

3 Janeiro — 27 Fevereiro 2022

Mais info em: eimad.ipcb.pt

convergências nº 28

A Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes é uma publicação de Acesso Livre, com E-ISSN e avaliação paritária cega, que publica artigos nas áreas do design, da música e artes visuais.

A Revista Convergências publica gratuitamente em acesso aberto os resultados originais avaliados por pares, que explanam experiências e resultados oriundos da investigação e da prática nas áreas do design, da música e das artes visuais. Através de Artigos Originais, Caso de Estudo ou Artigo de revisão da literatura, escritos por profissionais, investigadores e académicos, promove o conhecimento relativo às atividades do design, da música e de outras artes visuais, em todos os seus domínios de aplicação, bem como da sua história, do seu ensino e aprendizagem.

Vol. 14 N.º 28 (2021)