Projetos financiados

Azeites da Montanha

Desenvolvimento de um conjunto de acções destinadas a capitalizar os conhecimentos produzidos pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica das “Azeitonas de Montanha”, a fim de reforçar o posicionamento das empresas da fileira através da adopção das melhores práticas e processos inovadores que concorrem para a produção de azeites diferenciados pela sua qualidade e que valorizam características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que aumentarão a competitividade, visibilidade e reconhecimento da “Azeitona de Montanha”.

REiNOVA SI

REiNOVA_SI é um projeto de cooperação transnacional entre Portugal e Espanha que tem como objetivo promover o uso de práticas de economia circular nas microempresas e PME’s do setor agro-alimentar. O Projeto visa apoiar o desenvolvimento sustentável de novos produtos/ processos, prestar consultadoria para a adaptação a práticas de economia circular e ainda promover a cooperação internacional que efective o princípio da circularidade.

REiNOVA

REiNOVA é um projeto de cooperação transnacional entre Portugal e Espanha que tem como objetivo promover a inovação nas microempresas do setor agroalimentar em mercados externos.

Os parceiros REiNOVA são compostos por entidades Portuguesas e Espanholas especializadas no apoio à inovação e ao empreendedorismo no setor agroalimentar.

DermoBio

O projeto DermoBio pretende desenvolver novos produtos dermocosméticos com base nas águas termais e óleos essenciais, alicerçados no menor risco destes materiais causarem ou produzirem reações adversas, para além do seu potencial terapêutico. 
A equipa de investigação tem a oportunidade de ampliar e replicar as técnicas e metodologias amplamente desenvolvidas por cada um, desde a produção, à extração, caracterização e aplicação de compostos naturais no desenvolvimento de dermocosméticos, bem como o desenvolvimento de um produto capaz de ser comercializado no mercado, desenvolvendo-se o processo identidade visual, design de embalagem, design de comunicação e promoção do produto.

Ordo Christi

Estudar, comunicar e promover o património associado aos louvores da Ordem de Cristo, bem como a valorização do património através da História da Arte, contribuindo para a preservação da memória deste património histórico-artístico, marca de identidade da história local / regional, capaz de contribuir para a coesão territorial. Por outro lado, o projecto procurará promover a salvaguarda do património da Ordem e a comunicação dos bens à sociedade de uma forma inteligível e aberta.

Parque Natural do Tejo Internacional – Roteiro Estratégico

O projeto “Criação do Roteiro Estratégico de Desenvolvimento Turístico no Parque Natural do Trejo Internacional” teve como objetivo disponibilizar um instrumento estratégico de orientação e apoio à intervenção dos agentes/ promotores turísticos no PNTI, de forma a enquadrar a evolução da atividade turística nos princípios basilares da criação desta área protegida, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

Parque Natural do Tejo Internacional – Sinalética

O projeto “Sinalização Turístico-cultural e de Património no Parque Natural do Tejo Internacional” pretendeu melhorar os níveis de circulação no PNTI, através da disponibilização de um sistema de sinalização vertical nas vias de acesso aos pontos de interesse e com valor de visitação na área protegida, com o propósito de possibilitar ao visitante uma circulação orientada, segura e com respeito pelos valores naturais.

Foram aplicados dois sistemas complementares, um respeitante à Sinalização Turístico-cultural e de Património, presente no Regulamento de Sinalização do e outro, respeitante aos Modelos de Sinalização para efeitos de identificação e informação relativa à conservação da natureza e da biodiversidade na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Parque Natural do Tejo Internacional – Plano de Valorização