Daniel Raposo Martins

Designer de Comunicação e Docente Principal no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, trabalhando maioritariamente temas de Design de Identidade Visual de Marcas. Doutorado em Design (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) e Pós-Doutoramento em Design pela mesma universidade; Mestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto (Universidade de Aveiro); Licenciatura em Design de Comunicação, especialização em Design Gráfico e Publicidade (Politécnico de Portalegre); e Curso Técnico de Design nível III (Escola Secundária Nuno Álvares). Investigador de Design no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e no Rethink – Grupo de Investigação em Design para o Território. Editor-chefe do Convergences – Journal of Research and Arts Educations e Editor Associado do InfoDesign – Brazilian Journal of Information Design e, co-chief editor do Design Behaviors Journal (Coreia do Sul). Presidente de conferências científicas internacionais sobre design e temas multidisciplinares, árbitro de várias revistas e congressos internacionais. Editor e autor de livros, capítulos de livros e artigos com indexação Scopus e WoS e livros técnicos. Dos seus livros mais recentes destacam-se: Communication Design and Branding: A Multidisciplinary Approach (Springer, 2023); Perspectives on Design II: Research, Education and Practice (Springer, 2023); Advances in Design, Music and Arts II (Springer, 2022); Design, Visual Communication and Branding (Cambridge Scholars Publishing, UK, 2022); O 5º Elemento nas Marcas (Fless, 2021); Perspectives on Design II: Research, Education and Practice (Springer, 2021); Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021. (Springer, 2021); Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles (IGI-Global, 2020); Advances in Design, Music and Arts (Springer, 2020); Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices (Springer, 2020); Perspective on Design: Research, Education and Practice (Springer, 2020); Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand (Cambridge Scholars Publishing, Hardback, 2018 e Paperback em 2019 e em espanhol publicado pela Experimenta, Espanha, 2020).