Análise de Marcas: Marcas portuguesas de produtos alimentares para exportação

Durante o Projeto de Conceção da Identidade Visual de uma Marca, é comum fazer-se uma recolha das Marcas concorrentes que existem num determinado mercado.
O agrupamento das Marcas em grelhas ou painéis de análise visual é designado por mapa de concorrentes.

No entanto, estes mapas de concorrência existentes não vão para além da quantificação das componentes gráficas existentes ou de outros dados quantitativos.

Por outro lado, olhando para o contexto do problema de investigação, na realidade empresarial portuguesa, o sector agroalimentar é composto por uma maioria de PME’s (pequenas e médias empresas), a maioria das quais não investe em comunicação e publicidade.

A Comunicação da Marca está particularmente limitada às Marcas, ao rótulo e à embalagem. E, por isso, faz sentido estudar as Marcas como uma componente identitária isolada. A Marca ocupa um lugar central nos processos de comunicação da marca e na atividade comercial das PME’s, pelo que nos parece um bom ponto de partida para o estudo da Marca, nomeadamente como uma Marca tem sucesso nos mercados internacionais.

O estudo das Marcas de Azeite portuguesas mais bem sucedidas, em termos de exportações, permitir-nos-á avançar no conhecimento sobre a forma como as Marcas são entendidas nos mercados externos e como se ajustam graficamente a diferentes códigos culturais.

O projeto propõe-se estudar e definir critérios e parâmetros de análise das Marcas, melhorando os componentes e a estrutura dos mapas dos concorrentes, subdividindo os componentes semióticos: Semântica, Sintáctica e Pragmática, a partir das quais podemos definir alguns princípios de design de Marcas.

Publicações

Raposo, D., Silva, F., Correia, R., Ribeiro, R., Neves, J., Silva, J. (2022). Brand Marks examination. Empirical study of graphic parts in their relation to contrast, recognition, and memorization.. In: Francisco Rebelo (eds) Ergonomics In Design. AHFE (2022) International Conference. AHFE Open Access, vol 47. AHFE International, USA.
http://doi.org/10.54941/ahfe1001985
https://openaccess.cms-conferences.org/publications/book/978-1-958651-23-0/article/978-1-958651-23-0_73

Raposo, D., Oliveira, F., Lélis, C. (2022). The Relevance of Communication Design and the Undeniable Power of Brands. In: Duarte, E., Rosa, C. (eds) Developments in Design Research and Practice. Senses 2019. Springer Series in Design and Innovation , vol 17. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-86596-2_1

Raposo, D., da Silva, F.M., Neves, J., Silva, J., Ribeiro, R., Correia, R. (2021). Brand Marks Analysis. Criteria and Evaluation Components to an Analysis Tool. In: Markopoulos, E., Goonetilleke, R.S., Ho, A.G., Luximon, Y. (eds) Advances in Creativity, Innovation, Entrepreneurship and Communication of Design. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 276. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-80094-9_52

Raposo D., Silva J., Berbel N., Diaz M., Neves J., Martins N., Brandão N. (2021) A Brand Argument Driven Through Art and Schematics. Designing New Perspectives to Transform and Empower the Neighborhood. In: Rebelo, F. (eds) Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 261. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-79760-7_8

EQUIPA:

Daniel Raposo Martins (PORTUGAL)
Fernando Moreira da Silva (PORTUGAL)
Juan Ramón Martín San Román (SPAIN)

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